Questionário "Ouvir a Voz do Barroso"

📍 Barroso, Boticas
Em agosto de 2026, saímos do conforto de casa para visitar algumas aldeias do nosso Barroso.
Passámos por Alturas, Cerdedo, Codessoso, Vilar, Viveiro, Fiães do Tâmega, Sapiãos, Vila Grande, Vila Pequena e Beça, onde, como sempre acontece com a nossa gente, fomos calorosamente recebidos.
Estas visitas integraram-se no projeto “Ouvir a Voz do Barroso”, no âmbito do qual já tínhamos estado em algumas destas aldeias para dinamizar sessões de teatro comunitário. Essas atividades revelaram-se momentos bonitos, agregadores e, acima de tudo, úteis para pensarmos coletivamente o futuro da nossa região.
Durante o mês de agosto demos continuidade ao projeto, regressando agora às aldeias para dialogar diretamente com a população e realizar inquéritos que nos permitiram compreender melhor as visões locais sobre o território, os seus problemas, mas também as suas potencialidades, bem como percepções sobre o selo de património agrícola mundial e os projectos de lítio na região.
Este foi um momento fundamental para conhecermos melhor as nuances do território e das suas gentes, dando espaço e voz a preocupações frequentemente ignoradas pelos poderes centrais.
Acreditamos que o futuro do Barroso depende da participação ativa das suas populações nas decisões sobre o seu território. Continuaremos a trabalhar para que essa participação seja cada vez mais assegurada.
Projeto financiado pelo Netherlands Helsinki Committee












